VODAFONE RALLYE DE PORTUGAL 2025
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
Bem-vindo ao WRC Vodafone Rally de Portugal
Para assinalar as 58 edições da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal preparámos um programa repleto de novidades, indo de encontro aos desejos de milhares de adeptos que nos seguem durante todo o ano.
A quinta etapa do Campeonato do Mundo de Ralis aterra nas regiões Norte e Centro de Portugal entre 15 e 18 de Maio.
A base operacional da prova mantem-se na Exponor, em Matosinhos, onde se concentram a direcção de prova, as marcas e os pilotos.
Depois do Shakedown em Baltar, Paredes, a partida volta a ser dada em Coimbra e o primeiro dia acaba com uma Super Especial Urbana na Figueira da Foz.
O dia de sexta-feira leva o pelotão a competir com dupla passagem nos troços da Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Os troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/ Albergaria-a-Velha fazem a sua estreia no WRC Vodafone Rally de Portugal.
As novidades continuam no dia seguinte, sábado, com o regresso do rally a Vieira do Minho, seguido de duplas passagens em Cabeceiras de Basto e Amarante. A jornada termina em grande festa, no renovado Eurocircuito de Costilha, em Lousada.
Olhos postos no dia de todas as decisões, domingo, para os troços de Paredes, Felgueiras e Fafe, aqui com a última passagem em Powerstage.
O WRC Vodafone Rally de Portugal pontua em termos internacionais para o Campeonato do Mundo de Ralis com os carros Rally1 e para o campeonato WRC2 com os carros Rally2.
Uma palavra de agradecimento para todos os Municípios envolvidos no itinerário da prova (Águeda, Albergaria-a-Velha, Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Lousada, Matosinhos, Mortágua, Paredes, Sever do Vouga e Vieira do Minho, bem como para o indispensável apoio dos patrocinadores – Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte, Turismo do Centro, bem como a Vodafone, BP, Hertz e KP World.
Um agradecimento também muito especial às várias entidades que velam pela segurança da prova, sem as quais não seria possível realizá-la: Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Protecção Civil e INEM, sem esquecer outros parceiros fundamentais à realização deste evento – Agência Portuguesa do Ambiente, Centro de Informação Geoespacial do Exército, Exponor, Brisa, Infra-estruturas de Portugal e ACP Assistência.
De acordo com o Programa de Acreditação Ambiental da FIA, o ACP, enquanto organizador do WRC Vodafone Rally de Portugal, está certificado desde 2017 com a acreditação Achievement of Excellence e, posteriormente, com a Acreditação Ambiental de 3 Estrelas, o mais alto nível de reconhecimento de sustentabilidade ambiental.
Sendo um dos maiores eventos turísticos e desportivos nacionais, pelo seu imenso contributo para o posicionamento do País enquanto destino turístico e para a coesão do território, a forte aposta do ACP nesta prova é também o contributo que presta à sociedade, enquanto promotor de eventos que combatem a sazonalidade e a interioridade.
Carlos Barbosa
Presidente da Comissão Organizadora