Bem-vindo às Zonas Espectáculo do Vodafone Rally de Portugal 2023

Bem-vindo às Zonas Espectáculo do Vodafone Rally de Portugal

Com base na experiência recolhida durante as últimas edições do Vodafone Rally de Portugal, a organização preparou várias Zonas Espectáculo para que possa ver e sentir as emoções dos ralis em áreas amplas, devidamente preparadas para o efeito e sempre em segurança.

A par de sinalética adequada e facilmente compreensível, a cor VERDE continuará a assinalar os limites das áreas destinadas ao público nas várias Zonas Espetáculo. É exclusivamente nestas áreas que poderá ver as estrelas do Mundial de Ralis em ação no Vodafone Rally de Portugal. Todas as restantes áreas são interditas ao público - NO GO AREA.

Na generalidade, o acesso às ZE do Rally de Portugal só será possível a partir de uma hora definida em cada caso, normalmente cerca de 5 horas antes da passagem do 1º concorrente, o que permitirá uma deslocação tranquila do público para o local do espectáculo. Colabore com a Organização: respeite as indicações dos Militares da GNR e dos Marshals. 

Mapa interactivo das Zonas de Espectáculo e indicações Waze

Em parceria com a Vost Portugal, consulte os nossos mapas interactivos com todas as indicações úteis do Waze para aceder às várias zonas de espectáculo, assim como a informação útil sobre cada ZE.

Disponível na semana da prova

Guia das Zonas de Espectáculo

Neste Guia do Espectador apresentamos também uma valorização da qualidade dos acessos, visibilidade e espectacularidade de cada uma das Zonas Espectáculo para que tenha em seu poder todos os elementos que lhe permitam escolher onde vai ver o Vodafone Rally de Portugal 2023. Escolha o dia para obter informações mais detalhadas.

Shakedown Paredes-Baltar

Shakedown Paredes-Baltar

Horário — Das 9:01 às 13h30

No coração do Concelho de Paredes, Baltar e o seu circuito recebem uma vez mais de braços abertos a caravana do Vodafone Rally de Portugal naquela que é conhecida como a derradeira prova teste.

Com os quatro quilómetros e quinhentos e cinquenta metros, o Shakedown assume-se como o palco ideal dos últimos acertos e afinações dos carros dos concorrentes, para os exigentes quilómetros e dias que se seguirão nesta competição. No interior do circuito de Baltar, os espectadores conseguirão acompanhar a espetacular progressão dos concorrentes nos últimos 800 metros. Compre aqui o seu bilhete.

Zona Espectáculo 1

Zona de transição entre os caminhos de asfalto e de terra. Há aqui uma longa e rápida recta que culmina numa forte travagem para uma curva à esquerda bastante fechada — um momento que não vai querer perder.

Zona Espectáculo 2

Bastante técnica, esta zona é na verdade a pista do circuito de Baltar. Ao longo de 800 metros os concorrentes irão progredir num misto de terra e asfalto até à tomada de tempos sempre à vista dos espectadores.

SS1/4 Lousã - SS2/5 Góis - SS3/6 Arganil - SS7 Mortágua - SS8 Figueira da Foz

SS1/4 - Lousã

Horário — 1ª passagem às 9:05 I 2ª passagem às 13:35

Depois de uma ausência de mais de vinte anos, o Rally de Portugal regressou em 2019 à Serra da Lousã, tendo este ano honras de abertura da parte competitiva do Rally. Enfrentando o já tradicional traçado estreado há quatro anos e que se desenrola numa densa zona florestal, com uma progressão muito técnica e seletiva, consagrando a naturalidade e dureza do cenário beirão. O troço culmina com a espetacular descida composta por inúmeros ganchos, terminando às portas da vila da Lousã.

Saiba o que visitar em Lousã através deste link.

Zona Espectáculo 3

Nesta Zona Espectáculo poderá assistir a uma secção muito técnica e rápida de curvas, num cenário típico da Serra de Lousã.

Zona Espectáculo 4

A sequência dos tradicionais ganchos inicia-se neste ponto do troço. Aqui encontrará vários pontos estratégicos para assistir à passagem dos carros em total segurança.

Zona Espectáculo 5

Aqui encontramos mais uma sequência típica da Serra da Lousã. O acesso será feito após uma caminhada de cerca de 300m numa subida inclinada e intensa.

Zona Espectáculo 6

Secção da classificativa cheia de emoções, com ganchos para todos os gostos. Uma zona de interessante a níveis técnicos da condução.

SS2/5 - Góis

Horário — 1ª passagem às 10:05 I 2ª passagem às 14:35

O troço de Góis repete o percurso de 2022 do Vodafone Rally de Portugal. As exigências do rápido percurso não deixarão margem para erros nem contemplação das deslumbrantes paisagens. O já tradicional gancho do Sobral marca a descida final proporcionando um frissom adicional aos pilotos do WRC na mais longa especial do dia.

Saiba o que visitar em Góis através deste link

Zona Espectáculo 7

Esta primeira Zona Espectáculo de Góis é composta por um cruzamento à esquerda e pelo início da rapidíssima subida para a cumeada da Serra, onde os espectadores têm à disposição uma diversidade de pontos de vista.

Zona Espectáculo 8

Após uma abordagem mais lenta, ao cruzamento de acesso, os espectadores têm a possibilidade de assistir à continuação da subida em direcção à cumeada da Serra.

Zona Espectáculo 9

Zona verdadeiramente espectacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de mais de dois quilómetros num anfiteatro natural, na cumeada da Serra. Zona de acesso só para 4x4.

Zona Espectáculo 10

Zona ampla e espectacular. Após uma longa descida, os concorrentes entrarão numa zona rápida, que fará as delícias de todos os espectadores presentes.

Zona Espectáculo 11

Descida num piso bastante duro e irregular para o famoso gancho do Sobral, que promete uma travagem fortíssima e uma boa visibilidade para o final do troço.

SS3/6- Arganil

Horário — 1ª passagem às 11:05 I 2ª passagem às 15:35

Intenso, diversificado em ritmo e cadência onde a emoção e o perigo iminente percorrem de mãos dadas as encostas da serra do Açor. Apesar dos padrões atuais de segurança obrigarem à colocação de rails de protecção nas zonas mais vertiginosas, este troço não deixará descurar o facto de que um pequeno erro poderá ser fatal para as ambições de pilotos e equipas.

Saiba o que conhecer em Arganil através deste link.

Zona Espectáculo 12

Zona de ampla visibilidade em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de quase três quilómetros e numa sequência de ganchos a subir.

Zona Espectáculo 13

Zona onde é possível observar a evolução dos concorrentes na subida até ao topo e ao gancho à direita. Zona de acesso para 4x4.

Zona Espectáculo 14

Zona da tradicional descida do Alqueve, onde após a abordagem ao cruzamento, é possível ter uma excelente visibilidade em direcção ao final do troço.

SS7 - Mortágua

Horário — 1ª passagem às 17:05

Antes de rumarem à Figueira da Foz os pilotos enfrentam ainda a classificativa de Mortágua. O desafio passa por um selectivo percurso que goza de um irrepreensível e rápido piso junto aos eucaliptais tão característicos desta paisagem, onde o equilíbrio entre velocidade e técnica apurada podem ditar diferenças significativas na classificação.

Saiba o que visitar em Mortágua através deste link

Zona Espetáculo 15

Zona de transição da terra para asfalto com alguma visibilidade. Com o passar dos concorrentes, poderá haver algumas atravessadelas dado que o asfalto ficará mais escorregadio.

Zona Espectáculo 16

Zona verdadeiramente espectacular em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de um anfiteatro natural …

Horário — 19:05

Esta Super Especial marca o regresso muito aguardado da Figueira da Foz às provas do Vodafone Rally de Portugal. Numa cidade que já foi palco de tantos momentos inesquecíveis, este ano não será certamente excepção. A passagem foi desenhada junto ao forte de Santa Catarina e aproveita o parque de estacionamento, localizado mesmo em frente, para criar uma arena artificial onde o público pode acompanhar a ação através das bancadas, tendo como pano de fundo as paisagens azuis do Oceano Atlântico. Caso pretenda assistir à Super Especial da Figueira da Foz, deverá aquirir o bilhete através da Loja ACP.

Saiba também o que visitar neste município neste link.

SS9/12 Vieira do Minho - SS10/13 Amarante - SS11/14 Felgueiras - SS15 Lousada

SS9/12 - Vieira do Minho

Horário — 1ª passagem às 7:35 I 2ª passagem às 15:05

Este é o primeiro dos troços que encontram no coração da intrépida Serra da Cabreira o seu palco. A prova especial de classificação tem este ano como novidade os cinco quilómetros finais e o final junto à povoação de Agra. Os concorrentes vão serpentear a serra evitando excessos, tendo a Serra do Gerês como pano de fundo, servindo também de vigilante na progressão dos concorrentes. Após cruzar o asfalto na zona da Serradela, o troço entra numa zona mais clássica da Serra da Cabreira com alguns saltos à mistura.

Saiba o que visitar em Viera do Minho através deste link.

Zona Espectáculo 17

A primeira ZE do dia volta a ser a primeira zona de Vieira do Minho que assim repete o percurso estreado em 2022. Esta ZE é constituída por um cruzamento e uma subida sinuosa característica do início deste troço.

Zona Espectáculo 18

Zona ampla onde é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de cerca de um quilómetro. O percurso da prova dentro da zona espectáculo proporciona uma variedade de curvas que farão as delícias dos espectadores.

Zona Espectáculo 19

Os concorrentes progridem numa zona rápida e abordam uma curva bastante fechada para a direita, exigindo a máxima concentração. Zona de boa visibilidade em anfiteatro natural, numa parte do troço muito rápida.

Zona Espectáculo 20

Os concorrentes terão pela frente uma secção bastante rápida e desafiante, permitindo uma ampla visão dos acontecimentos numa zona de transição do asfalto para terra. O ponto culminante acontecerá num salto que marca a entrada na terra.

Zona Espectáculo 21

Após uma aproximação rápida a este ponto, onde se inclui o tradicional salto de Vieira, os concorrentes abordam um cruzamento amplo antes de rumarem ao final do troço.

SS10/13 - Amarante

Horário — 1ª passagem às 9:05 I 2ª passagem às 16:35

Desde 2015, o troço de Amarante continua a ser a PEC mais longa da prova com um total de 37,24 km. O percurso desta classificativa inicia-se em Mondim de Basto e utiliza em grande parte o antigo Marão, um clássico do Rally de Portugal dos anos 80. Sítios como o gancho do Fridão, a Ponte da Guiné e o gancho da Sapinha são percorridos novamente este ano como foram pela primeira vez, em 1969. Devido à sua distância, as equipas fazem uma abordagem distinta, onde a resistência e a gestão de andamento serão por certo trunfos decisivos num bom resultado neste terceiro dia de competição.

Conheça Amarante com mais detalhe através deste link.

Zona Espectáculo 22

Neste local, no Concelho de Mondim de Basto, os concorrentes abordam um ganho para a esquerda a exigir grande técnica na sua manobra, típica deste mítico troço de ralis. Zona de acesso 4x4.

Zona Espectáculo 23

Nesta Zona Espectáculo, os espectadores têm a possibilidade de assistir ao Rally no mítico gancho do Fridão, numa variedade de pontos de vista, que fará as delícias de quem assistir.

Zona Espectáculo 24

Zona interessante de seguir dada à largura da estrada e também ao bailado dos concorrentes para abordar cada curva que compõe esta secção da classificativa.

Zona Espectáculo 25

A ZE25 é uma novidade este ano no Rally. Sendo uma zona ampla, permite diversidade de pontos de vista, desde a aproximação em asfalto, bem como depois à entrada na terra em direcção do final do troço.

Zona Espectáculo 26

Esta é uma zona espectáculo proporciona grande visibilidade ao decorrer da prova e ainda uma variedade de pontos de vista para todos os espectadores presentes. 

SS12/15 - Felgueiras

Horário — 1ª passagem às 10:35 I 2ª passagem às 18:05

Após o regresso em 2021, o Vodafone Rally de Portugal ruma novamente às estradas do Monte de Santa Quitéria. O traçado é um autêntico carrossel na floresta, intercalando zonas rápidas com secções de condução bastante exigente, num percurso feito à medida do Rally quando foi utilizado pela primeira vez, em 1993.

Saiba o que visitar em Felgueiras através deste link.

Zona Espectáculo 27

Esta zona localizada no início da classificativa permite assistir ao arranque e ainda à descida inicial que termina num gancho à esquerda. A falta de árvores e um anfiteatro artificial permite aos espectadores uma boa visibilidade

Zona Espectáculo 28

Zona em que o público pode acompanhar os concorrentes num gancho a descer à direita e também numa sequência de curva, onde os carros da frente poderão exibir toda a sua potência na abordagem ao longo do percurso.

Zona Espectáculo 29

Esta zona espectáculo encontra-se na travessia de alcatrão após a descida do Santuário de Santa Quitéria, onde os espectadores poderão assistir a uma sequência de zonas rápidas antes do percurso entrar novamente na floresta.

Zona Espectáculo 30

Na última zona da classificativa de Felgueiras, os concorrentes abordam uma longa curva à direita onde quem assiste poderá acompanhar do lado interior da mesma. Aqui, o espectáculo está obviamente garantido.

SS15 - Lousada

Horário — 19:05

A pista da Costilha em Lousada, já há muito habituada a ser palco de duelos do automobilismo mundial, proporciona aos pilotos uma oportunidade única de se defrontarem directamente com os seus adversários em pistas paralelas, ao longo de 3,36 km. É desta forma sempre espetacular e marcante que termina o segundo dia desta edição do Vodafone Rally de Portugal. Caso pretenda assistir à Super-Especial de Lousada deverá adquirir o bilhete através da Loja ACP.

Saiba o que tem Lousada guardado para si através deste link.

SS16 Paredes - SS17/19 Fafe - SS18 Cabeceiras de Basto

SS16 - Paredes

Horário — 1ª passagem às 7:05

A grande novidade para 2023 é a inclusão da prova especial de classificação de Paredes. O percurso aproveita em parte o percurso do shakedown vindo a terminar no mesmo sítio, o Circuito de Baltar. O troço tem de tudo, desde zonas muito rápidas a zonas lentas, em campo aberto, no meio de eucaliptais no que será um excelente desafio para os pilotos que irão percorrê-lo uma vez no inicio do ultimo dia de prova.

Saiba o que Paredes tem reservado para si aqui.

Zona Espectáculo 32

Esta ZE é a ZE2 do Shakedown. Bastante técnica, esta zona é na verdade a pista do circuito de Baltar.

Ao longo de 800 metros os concorrentes irão progredir num misto de terra e asfalto até à tomada de tempos sempre à vista dos espectadores.

Compre aqui o seu bilhete para esta Zona Espectáculo.

SS17/19 - Fafe

Horário — 1ª passagem às 8:35 I 2ª passagem às 12:15

Considerado como “A Catedral dos Ralis em Portugal”, num perfeito paralelismo com a devoção e romaria que ali ocorre na passagem dos concorrentes. Os seus 11,18 km albergam os dois maiores cartões de visita da prova: o Confurco e a passagem no asfalto — sem esquecer o Salto da Pedra Sentada, que encerra o troço com chancela de ouro. A ambos os locais acorrem muitos milhares de pessoas, “em peregrinação”, para assistir à passagem da caravana do WRC. A festa começa na tarde anterior, quando se começam a juntar espectadores que guardam o melhor lugar para assistir à passagem dos carros, e dura até ao último concorrente passar pelo troço que será também palco da Power Stage.

Saiba o que visitar em Fafe através deste link.

Zona Espectáculo 33

Esta zona espectáculo marca a entrada na parte mais conhecida do troço de Fafe. Os concorrentes aproximam-se em alcatrão para entrar na terra num gancho à esquerda num cruzamento.

Zona Espectáculo 34

Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto de maior destaque. Dada a sua extensão ao longo da classificativa, poderá devidamente acompanhar os concorrentes durante alguns minutos, uma vez que esta zona espectáculo encontra-se num ponto alto, o que facilita a visibilidade por parte dos espectadores.

Zona Espectáculo 35

Esta zona espectáculo tem na visibilidade o seu ponto forte. Os concorrentes podem ser devidamente acompanhados durante vários quilómetros antes de marcarem presença no ponto alto desta secção, o famoso Salto da Pereira — o primeiro de dois saltos que poderá ver e com que pode contar aqui no troço de Fafe.

Zona Espectáculo 36

No conhecido Confurco, a visibilidade e o conforto estarão aliados para criar um ambiente que todos os anos se revela impressionante. Aqui os espectadores poderão acompanhar a descida até à EN311, a tradicional passagem pelo alcatrão, e depois a subida em direcção ao final da classificativa e ao Salto da Pedro Sentada.

Zona Espectáculo 37

Zona espectáculo de excelência onde o famoso Salto da Pedra Sentada será aguardado por todos com enorme expectativa e emoção. Estando localizado a poucas centenas de metros do final da classificativa e do final da Power Stage, será por certo um final em grande para o Vodafone Rally de Portugal 2023.

SS18 - Cabeceiras de Basto

Horário — 1ª passagem às 9:35

Considerado por muitos um dos mais bonitos troços do Vodafone Rally de Portugal, Cabeceiras de Basto é este ano percorrido em sentido contrário ao das últimas edições: o seu início parte junto à aldeia de Busteliberne e tem um final na Área de Lazer da Veiga. As estradas a utilizar serão as mesmas dos anos anteriores, com a passagem pelas belíssimas paisagens da Serra da Maçã.

Saiba o que Cabeceiras de Basto tem para si através deste link.

Zona Espectáculo 38

Este ano realizada em sentido inverso, esta zona de espectáculo de grande beleza, localizada em anfiteatro natural e com muito espaço para acolher todos os espectadores. Zona acessível a 4x4.

Zona Espectáculo 39

Zona de grande espectáculo com um gancho à esquerda seguido de uma zona sinuosa em anfiteatro natural, e, com a mudança do sentido do troço, a visibilidade ficou reforçada.

Zona Espectáculo 40

Esta zona ganhou um ponto de interesse na aproximação sinuosa que tem ao cruzamento, onde os espectadores poderão assistir ao Rally numa zona técnica, antes de os concorrentes seguirem numa longa recta para o final do troço.