UNIDADE DE RESTAURAÇÃO DO CONCELHO DE COIMBRA

Para acederem à informação da Unidade de Restauração Parceira do Apilotos para este evento, consultem o Menú no lado esquerdo do site, e cliquem em cima do nome da unidade que lhes interessa visualizar.

QUINTA FEIRA, 9 DE MAIO

Shakedown - Baltar (8h01)

Cerimónia de Partida - Coimbra (17h00)

COIMBRA

O centro cultural e intelectual português. Situado à beira-rio, Coimbra serviu durante longas décadas como a capital do país. Aqui alberga-se uma preservada cidade medieval com lugares que atestam o correr do tempo e que hoje são vistas como marcos icónicos locais — a ilustre Universidade de Coimbra, a primeira portuguesa, é o perfeito exemplo, tendo sido reconhecida em 2013 como Património Mundial da UNESCO.

Presente na popular tradição portuguesa, Coimbra é uma cidade de contos, de fantasias e de romances perdidos. Foi aqui que aconteceu a história de amor de D. Pedro IV com a fidalga Inês de Castro. O cenário foi a Quinta das Lágrimas, que, ao longo dos anos, tem atraído centenas de turistas dos quatro cantos do mundo.

 

O que comer?

Em Coimbra, há vários restaurantes que oferecem pratos populares, com o bacalhau no centro da mesa e o vinho como principal acompanhante.

A Chanfana, o leitão assado e o arroz de lampreia são alguns dos pratos mais conhecidos que encontrará em locais característicos da região — dos mais tradicionais aos mais rústicos. As arrufas, os pães-de-Deus, o arroz-doce, a sopa dourada das freiras de Santa Clara, o pudim de ovos, as queijadas, as espigas de milho e os inconfundíveis pastéis de Tentúgal são alguns exemplos que lhe vão fazer voltar mais para.

Chanfana

Arroz de lampreia

O que fazer?

Coimbra é uma verdadeira cidade sob uma cidade. Em cada canto, há um diferente ponto de atração que muda o cenário e aumenta o interesse de quem visita. Cidade dos estudantes, da eterna saudade, das lembranças e das canções: vários são os motivos para marcar por cá umas férias. Além dos sítios mais conhecidos, é importante salientar a visita a estes:

- A Biblioteca Joanina

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra deve o seu nome ao monarca que a mandou erigir em 1717. D. João V, o Magnânimo, conhecido como o grande patrono da cultura, da ciência e das artes, fez desta biblioteca um testemunho notável da política cultural do rei. No pórtico do elegante edifício, com quatro colunas de estilo jónico, destaca-se o majestoso escudo real, barroco, traduzindo o espírito de magnificência característico do mais auspicioso reinado da história de Portugal.

Neste edifício de três andares, dois dos quais subterrâneos, as paredes cobertas de estantes guardam milhares de exemplares, com destaque para obras de medicina, geografia, história, estudos humanísticos, ciências, direito civil e canónico, filosofia e teologia. No cofre da Biblioteca Joanina encontram-se exemplares de extrema raridade, como uma primeira edição dos Lusíadas, uma Bíblia Hebraica, editada na segunda metade do século XV, de que apenas existem cerca de 20 exemplares em todo o mundo.

- Museu Nacional Machado de Castro

Museu Nacional de Machado de Castro é um dos mais importantes museus de Belas-Artes de Portugal. Foi assim denominado em homenagem ao destacado escultor conimbricense Machado de Castro. O seu espólio inclui importantes núcleos de escultura, pintura e artes decorativas. Ocupa as antigas instalações do Paço Episcopal de Coimbra e um amplo edifício novo, inaugurado em 2012. Localiza-se no Largo Dr. José Rodrigues, freguesia da Sé Nova, Coimbra.

Está integrado desde 2013 na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia.

Um dia em Coimbra

HORAS

ATIVIDADE

9h30

Comece por visitar os jardins e as fontes da Quinta das Lágrimas

10h00

Siga para os Mosteiros de Santa Clara-a-Nova e a-Velha

11h00

Portugal dos Pequenitos não pode faltar num roteiro a Coimbra

12h00

Atravesse a Ponte de Santa Clara para seguir caminho em direção ao Centro Histórico

12h30

Visite a Igreja de Santa Cruz, onde se encontra o túmulo de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e de seu
filho, D. Sancho I

13h00

Suba em direção à Alta de Coimbra

13h30

Um almoço rápido no Loggia, a cafetaria do Museu Machado de Castro.

14h30

Visite o Museu Machado de Castro e o seu Criptopórtico

16h00

Visite a Biblioteca Joanina, a Universidade, Torre e a Capela de São Miguel

18h00

Recupere as energias no Terraço do Loggia

 

METEOROLOGIA EM COIMBRA | WEATHER IN COIMBRA