UNIDADE HOTELEIRA DO CONCELHO DE PAREDES

Para acederem à informação da Unidade Hoteleira Parceira do Apilotos para este evento, consultem o Menu no lado esquerdo do site, e cliquem em cima do nome da unidade que lhes interessa visualizar.

 

PAREDES

Castelos, quintas, moinhos, igrejas, mosteiros medievais e solares brasonados são alguns pontos de atracção que este município oferece; pontos que emolduram uma paisagem onde o antigo se mistura com o natural; e onde o moderno anda sempre à espreita. Entre serras e vales banhados por rios e ribeiras de águas cristalinas, há em cada canto vestígios de tradições passadas, que, com o passar dos tempos, resistiram à aproximação dos centros urbanos. Mas o misticismo de Paredes vive precisamente nesta dinâmica: numa conjugação vibrante entre o passado e o futuro – numa harmonia entre os costumes que nos remetem aos primórdios da nacionalidade e as práticas que colocam Paredes no centro do desenvolvimento industrial em Portugal (cerca de 60% do mobiliário português é aqui produzido).

 

O que comer?

A gastronomia de Paredes fixa-se nos bons produtos da terra, nos animais criados de forma orgânica e familiar, e nas tradições que vêem há vários anos o município crescer. Ao visitar os principais restaurantes, o cabrito assado com arroz de forno, feito num alguidar de barro, é um prato que sem dúvida vai querer provar. 

Se tiver espaço para uma sobremesa, é importante falarmos sobre a famosa sopa seca: especialmente preparada na altura das vindimas, e composta essencialmente por pão, açúcar, canela e hortelã. É feita uma calda aromatizada com canela e hortelã em que depois o pão é mergulhado e retirado para um recipiente de modo a ir ao forno.

A seguir, este conjunto é colocado em camadas, cada uma delas polvilhadas com canela, e são tostadas no forno. Serve-se quente e o cheiro faz com que seja impossível ficar-se indiferente a esta iguaria. 

E se é de doces que gosta, vai querer experimentar o Cavaco, criado para simbolizar os pedaços de madeira desperdiçados na indústria mobiliária. Baseado na doçaria antiga, é constituído por uma massa de pão doce, enrolada em forma paralelepipédica e recheada com creme de ovos, castanhas moídas, açúcar, canela e limão. As castanhas produtos da terra, são utilizados como toppings, dando um toque bastante característico. 

O que fazer?

- Percursos Pedestres de Paredes, um contacto directo com a natureza

Passear por Paredes pode-se revelar uma experiência verdadeiramente fascinante. Dispersos por todo o concelho, encontramos pontos de interesse quer paisagísticos, quer arquitectónicos merecedores da nossa atenção. Nestes passeios que propomos, poderá descobrir a riqueza do património do concelho e desfrutar da beleza dos inúmeros espaços verdes que Paredes tem para oferecer.

Um dia em Paredes

HORAS

ATIVIDADE

9h30

Visite a Casa da Castrália, um palacete de luxo com forte influência brasileira. Apesar de ser propriedade privada, é possível visitar o seu interior com marcação prévia. 

10h30

Siga depois para o Palacete da Granja, que atualmente alberga a Casa da Cultura, é um elemento fundamental na oferta cultural da cidade. Este magnífico palacete é rodeado por um enorme jardim. 

11h30

Visite a Igreja de São Cristóvão de Louredo

12h00

Passe pela Capela da Sra. dos Chãos (também necessita de marcação através do turismo de Paredes). 

13h00

Uma pausa para almoçar. Sugerimos o Restaurante Solar da Brita. 

15h00

Visite o Mosteiro de São Pedro de Cete (também necessita de marcação através do turismo de Paredes).

16h00

Sugerimos também uma visita rápida à Igreja Matriz de Baltar

17h00

Passe pela Forca de Louredo, uma estrutura de 11,70 metros, que é bastante singular. 

18h00

Termine o dia no Parque Natural da Sra. do Salto com as suas estreitas e altas escarpas apelidades de "Boca do Inferno". 

 

Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1 I 52 km
Tempo de percurso I 1h9min, só o tempo de condução

Uma visita a Paredes pelos principais pontos de atracção do seu património, entre freguesias e alguns lugares indicados. Aqui a  gastronomia não está esquecida.

Sugestão de itinerário 2 I 37 km
Tempo de percurso I 1 hora, só o tempo de condução

Um itinerário que percorre as principais freguesias de Paredes. Entre Vila Cova de Carros, Vandoma, Louredo, paisagens de tirar a respiração não faltarão.

Sugestão de itinerário 3 I 29 km
Tempo de percurso I 46 minutos, só o tempo de condução

Uma visita que dá valor ao património, à paisagem e à comida. Para sair um pouco dos sítios habituais, e que tal uma visita ao circuito de Baltar, onde o Shakedown acontece?

METEOROLOGIA EM PAREDES | WEATHER IN PAREDES