UNIDADE HOTELEIRA DO CONCELHO DA LOUSÃ

Para acederem à informação da Unidade Hoteleira Parceira do Apilotos do concelho da Lousã, para este grande evento, consultem o Menú no lado esquerdo do site, e cliquem no nome da unidade que lhes interessa visualizar.

Sexta-Feira 16 de Maio
1.ª Passagem: 9.05h - PEC3 Lousã 1 (12,28km)
2.ª Passagem: 13.02h - PEC6 - Lousã 2

Guia do Espectador Rally de Portugal 2025 | Lousã

1 - O melhor troço do Rally de Portugal

Trata-se de um troço que só por si faz jus ao peso da história dos ralis que se revive agora nesta região. O tradicional traçado desenrola-se numa zona de floresta bastante densa, a meia encosta numa progressão muito técnica e seletiva, mas consagrando sempre a naturalidade e dureza do cenário beirão.

A partir do km 8, o troço torna-se menos rápido, com o piso a apresentar alguns afloramentos rochosos naturais para se embrenhar de seguida na espetacular descida composta por inúmeros ganchos bastante interessantes de observar, até terminar nas franjas da vila da Lousã.

Faça do download do "Guia do Espectator" - Rally Portugal 2025 - Troço da Lousã AQUI

Cuidados e comportamentos a ter:

Adote um comportamento adequado;

Cumpra as indicações dos Marshall´s e autoridades policiais;

Não faça lume nem fogueiras em ambiente florestal;

Canais digitais de informação do Rally de Portugal 2025:

A organização do Vodafone Rally de Portugal 2025 disponibiliza um canal digital na plataforma "Telegram" onde poderá aceder a informação deste evento.

Link para o Canal de "Telegram" do Rally de Portugal: Rally de Portugal Vodafone 2025

Download do programa "Telegram":

"Telegram" para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.telegram.messenger

"Telegram" para IOS": https://apps.apple.com/app/telegram-messenger/id686449807

Normas de Segurança

Mapa digital do Rally de Portugal - Lousã

Neste mapa poderá aceder a informação relativa aos 7 Parques de Estacionamento que preparámos para si, bem como ao troço das PEC/SS3 e SS6 e as 4 Zonas de Espectáculo (ZE1, ZE2, ZE3 e ZE4).

Aceda ao Mapa AQUI

2 - Horários

Sexta-feira - 16 de maio

PEC/SS 3/6 Lousã - 12,35km

SS3 (Lousã 1): 09:05

SS6 (Lousã 2): 13:05

3 - Zonas Espetáculo

A PEC/SS da Lousã terá 4 Zonas Espetáculo (ZE 1, 2, 3 e 4). Tal como acontece em todas as provas de classificação do Rally de Portugal, será interdito o acesso de espectadores pelo início e pelo final do troço. Siga as indicações da GNR e dos Marshalls (voluntários formados pelo ACP) presentes no local.

O Rally só poderá ser desfrutado nas áreas indicadas como Zona Espetáculo sendo expressamente proibida a presença de público fora destas áreas!

Os espectadores que queiram aceder a este ponto só poderão abandonar o local durante um período limitado entre as duas passagens dos concorrentes ou após o final da 2.ª passagem.

Horário de acesso às Zonas  Espetáculo a pé:

A partir das 17h do dia 15 de maio (quinta -feira):
# Acesso permitido à ZE1 (Barraca Preta) a partir da estrada de Alfocheira (depósitos de água);
# Acesso permitido à ZE2 (S´s de Vilarinho) para viaturas Todo-o-Terreno, via N342 (perto da localidade do Covão);
# Acesso permitido à ZE3 a partir do Lugar de Vilarinho;
# Acesso permitido à ZE4 (Póvoa de Fiscal) a partir do caminho existente em frente à Igreja de Vilarinho;

Zonas Espetáculo 1, 2, 3 e 4

Zona Espetáculo 1 (ZE1): Nesta Zona Espetáculo poderá assistir a uma secção muito técnica e rápida de curvas, num cenário típico da Serra de Lousã.

Zona Espetáculo 2 (ZE2): A sequência dos tradicionais ganchos inicia-se neste ponto do troço. Aqui encontrará vários pontos estratégicos para assistir à passagem dos carros em total segurança.

Zona Espetáculo 3 (ZE3): Aqui encontramos mais uma sequência típica da Serra da Lousã. O acesso será feito após uma caminhada de cerca de 300m numa subida inclinada e intensa.

Zona Espetáculo 4 (ZE4): Secção da classificativa cheia de emoções, com ganchos para todos os gostos. Uma zona de interessante a níveis técnicos da condução.

4 - Onde estacionar e como chegar

A Câmara Municipal da Lousã preparou vários Parques de Estacionamento de forma a acolher todos os que queiram desfrutar do melhor troço do Rally de Portugal. Devido à tipologia de terreno montanhoso, o acesso às Zonas Espetáculo, quando feito a pé, poderá demorar algum tempo, pelo que aconselhamos todos os amantes do Rally a que cheguem o mais cedo possível de forma a se dirigirem às Zonas Espetáculo assim que o acesso for permitido. Existirão 7 Parques de Estacionamento, devidamente identificados e sinalizados, e com a indicação da Zona Espetáculo mais próxima.

Parque 1 - Av. Dr. José Maria Cardoso, em frente ao Quartel dos Bombeiros Municipais da Lousã - a 3,9 km, cerca de 60 minutos a pé da ZE1 | Coordenadas GPS: 40°06'50.2"N 8°14'35.4"W

Parque 2 - Av. Dr. José Maria Cardoso, ao lado do Quartel dos Bombeiros Municipais da Lousã - a 3,9 km, cerca de 60 minutos a pé da ZE1 | Coordenadas GPS: 40°06'53.1"N 8°14'34.5"W

Parque 3 - Nacional 342, em frente ao Hipermercado Modelo - a 3,31km, cerca de 55 minutos a pé da ZE1 | Coordenadas GPS: 40°06'58.5"N 8°14'15.6"W

Parque 5 - Nacional 342, no Cruzamento do Rol - a 1,15 km, cerca de 30 minutos a pé da ZE4 | Coordenadas GPS: 40°07'19.1"N 8°13'33.6"W

Parque 6 - Vilarinho, zona de aterragem de parapentes - a 1,16 km, cerca de 30 minutos a pé da ZE4 | Coordenadas GPS: 40°07'29.0"N 8°13'17.6"W

Parque 7 - Nacional 342, Vilarinho - a 600 m, cerca de 15 minutos a pé da ZE4 | Nacional 342, Vilarinho - a 550 m, cerca de 15 minutos a pé da ZE3 | Coordenadas GPS: 40°07'26.0"N 8°12'55.0"W

5 - Condicionamentos de trânsito 

AVISOS (clique no aviso para ver):

Aviso n.º 19/2025 – Condicionamentos de Trânsito Rally de Portugal – Estrada N236 (15 e 16 de maio)

Aviso n.º 20/2025 – Acesso alternativo Vilarinho–Lousã - Rally de Portugal (15 e 16 de maio)

Aviso n.º 21/2025 – Condicionamentos de Trânsito Rally de Portugal – Póvoa de Fiscal (15 e 16 de maio)

Aviso n.º 22/2025 – Condicionamentos de Trânsito Rally de Portugal – Estrada N342 (15 e 16 de maio)

Existirão restições várias que vão desde estradas totalmente cortadas a estradas condicionadas:

Estrada Municipal 236 (Estrada Lousã / Castanheira): Trânsito cortado entre Alfocheira e a cortada para o lugar do Candal entre as 17h do dia 15 de maio (quinta-feira) e as 17h do dia 16 de maio (sexta-feira)

Alternativas de acesso às Aldeias do Xisto: O acesso à Aldeia da Cerdeira (somente clientes e moradores) e à Aldeia do Candal (população em geral) terá, obrigatoriamente, de ser feito pela estrada das Hortas/Cacilha

Estrada N342: Trânsito com sentido único entre o cruzamento do Rol e o cruzamento para o Covão entre as 17h do dia 15 de maio (quinta-feira) e as 17h do dia 16 de maio (sexta-feira)

Alternativas de acesso à Lousã: O acesso à Lousã terá, obrigatoriamente, de ser feito pela estrada existente no Lugar de Vilarinho

Vias de acesso ao lugar da Póvoa de Fiscal: encerradas ao trânsito entre as 17h do dia 15 de maio (quinta-feira) e as 17h do dia 16 de maio (sexta-feira)

Alternativas: Residentes devidamente identificados com comprovativo de morada, junto da GNR, terão acesso às suas residências até às 04h00 do dia 16 de maio (sexta-feira);

Alternativas: Residentes devidamente identificados com comprovativo de morada, junto da GNR, poderão sair do lugar da Póva de Fiscal até às 07h00 do dia 16 de maio (sexta-feira);

6 - Onde ficar e onde comer

A Lousã dispõe de um variado conjunto de alojamentos e restaurantes/cafés onde poderá pernoitar e fazer a sua refeição.

Consulte as diversas opções de alojamentos aqui

Consulte as diversas opções de restaurantes/cafés aqui

7 - Política ambiental - Por um Rally mais sustentável

LOUSÃ

A primeira coisa na qual reparará em Lousã será o número infinito de paisagens naturais de cortar a respiração. É verdade que os monumentos cheios de história e a comida tradicional são elementos essenciais para quem procura um turismo longe das grandes cidades e aliado à história. No entanto, são as alturas rodeadas de verde que constituem grande parte desta terra. Na vila de Lousã, a planície funde-se com a Serra; já nos arredores, é indispensável conhecer o lado lousanense das Aleias de Xisto — Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal –, além dos muitos outros cantos tradicionais que pintam uma imagem cheia de misticismo.

Esta vila situa-se numa transição entre duas dinâmicas de desenvolvimento que demarcam a região: de um lado, uma zona cada vez mais urbana; do outro, um carácter mais rural e ligado às lembranças e aos hábitos de quem lá vive.

 

O que comer?

Tratada com sentimento e história, a comida de Lousã é rica e baseia-se nos produtos oriundos da terra. O conhecimento, a habilidade e a técnica, passados dos mais sábios para as novas mãos que trabalham o solo, são elementos importantes que se notam exclusivamente no sabor do prato final.

Tal como em várias regiões vizinhas, podemos encontrar com facilidade o cabrito assado, os maranhos, as chanfanas, os peixes do rio e o bacalhau do mar — tudo devidamente ensopado num molho azeitado e acompanhado por um miolo macio.

Se, no final, ficar com desejos de algo doce, as sobremesas aqui também têm um cunho local: a tigelada e as papas de carolo são as favoritas e o principal motivo de orgulho entre os locais. A não esquecer: o queijo de cabra, feito das muitas cabras que pastam pela região, tem um sabor harmonizado por ervas frescas, vindas directamente dos montes e vales.

Tigelada


Maranhos à moda das Aldeias de Xisto

O que fazer?

Experiencie a comida – de corpo e alma.

A gastronomia é um elemento identitário da região e ao mesmo tempo um símbolo do património cultural. Lousã faz um trabalho incansável em preservar tal ideia: entre Fevereiro e Março, se visitar esta vila, não perca o Festival Gastronómico da Chanfana e conte com uma quantidade impressionante e uma qualidade inigualável de chanfanas, um dos produtos integrantes das 7 Maravilhas à Mesa. Organizado pela Câmara Municipal da Lousã, e com vários apoios, esta é uma iniciativa que atrai os amantes de uma das iguarias mais populares da Beira Litoral.

Um dia na Lousã

HORAS

ATIVIDADE

9h30

Comece o dia pelo centro histórico, percorrendo as várias Casas Brasonadas, como o magnífico Palácio dos Salazares, a Casa da Viscondessa de Espinhal, a Casa dos Magalhães Mexias ou a Casa da Rua Nova. 

10h30

Continue a visita pelas  igrejas Matriz  e da Misericórdia, igualmente dignas, sem esquecer o conjunto de ermidas que formam o Santuário de Nossa Senhora da Piedade

11h30

Visite o Museu Municipal Professor Álvaro Viana de Lemos e o Eco Museu da Serra da Lousã.  

13h00

Uma pausa para almoçar. E que tal no Restaurante Casa Velha

15h00

Com as energias recuperadas, percorra os passadiços até ao Castelo da Lousã

16h30

Junto ao Castelo encontre um dos percursos pedestres para visitar algumas das Aldeias de Xisto. 

20h00

Hora de jantar. Recomendamos o Restaurante Villa Lausana

 

Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1 I 19km
Tempo de percurso I 28m, só o tempo de condução

Uma visita a Lousã que não só passa pelas principais paisagens, apreciando tudo aquilo que o concelho tem para oferecer, como também inclui pequenas paragens pela gastronomia que não deixa ninguém indiferente.

Sugestão de itinerário 1 I 21km
Tempo de percurso I 29m, só o tempo de condução

Este passeio pela Lousã é bastante completo, pois inclui as paisagens essenciais que cada turista tem de ver, assim como breves passagens por freguesias vizinhas do concelho. Tudo isto numa simples viagem de meia hora.

METEOROLOGIA EM LOUSÃ | WEATHER IN LOUSÃ