EMPRESAS DO CONCELHO DE CABECEIRAS DE BASTO

Para acederem à informação da empresa Parceira do APILOTOS para este evento do concelho de Cabeceiras de Basto, consultem o Menú no lado esquerdo do Website em Cabeceiras de Basto, e cliquem no nome da empresa.

TERRAS DO RALLY - A MAGIA DE CABECEIRAS DE BASTO

Considerado um dos mais bonitos troços do Vodafone Rally de Portugal, Cabeceiras de Basto é este ano percorrido em sentido contrário ao das últimas edições, tendo o seu início perto da aldeia de Busteliberne e o final na Área de Lazer da Veiga. As estradas a utilizar serão as mesmas dos anos anteriores, com a passagem pelas belíssimas paisagens da Serra da Maçã.

CABECEIRAS DE BASTO

Entre as Serras da Cabreira e do Marão, e pelas margens do rio Tâmega, estende-se um vale cercado por abundantes cursos de água e por uma zona de inigualável beleza natural. Se explorarmos mais um pouco encontramos Cabeceiras de Basto, um dos concelhos mais antigos a conviver entre o Minho e Trás-os-Montes, que pertence inteiramente ao Distrito de Braga. Esta é uma terra de largos costumes, devido a ter conseguido preservar essencialmente a sua história e as suas práticas de forma exemplar. O seu nome, por exemplo, carrega em si uma lição sobre as invasões mouras: a homenagem a um guerreiro lusitano basto na luta contra os mouros.

De facto, a questão da preservação do património cultural é evidente em Cabeceiras de Basto, uma vez que o próprio povoamento humano, com alguns vestígios megalíticos, foi responsável pela construção do legado da região. A já referida estátua do "Basto", na Praça da República, é uma das inúmeras provas da identidade cabeceirense: a imagem de um simples combatente que reúne os elementos da cultura e da essência nacional

 

O que comer?

A gastronomia de Cabeceiras de Basto é, sem grandes surpresas, assente nos bons produtos regionais, essencialmente oriundos da terra. As carnes “Barrosã” e “Maronesa”, o cabrito das Terras Altas do Minho, a broa, o Fumeiro são iguarias cuja procura continua elevada para quem visita os restaurantes locais da zona – tudo acompanhado por um tradicional vinho verde da Sub-região de Basto (nós aconselhamos qualquer um da longa linha de vinhos verdes que a região oferece). 

 

As famosas cavacas | Uma típica refeição da zona: a posta Barrosã

Há nestes sítios também uma oferta bastante variada de bacalhau; e se o pedir com batatas a murro, então maior será o seu proveito. Para finalizar, peça uma sobremesa para adoçar a boca: entre as famosas cavacas e o pão-de-ló seco ou húmido, não há aqui más escolhas.

O que fazer?

- A adrenalina das duas e das quatro rodas

O desporto também tem lugar em Cabeceiras de Basto, seja em BTT na Serra da Cabreira, ou canoagem no Rio Tâmega. A prática de atividades radiciais é frequente por estes lados. Pode consultar as principais associações e explorar a variada oferta desportiva que Cabeceiras tem para ofercer. 

- Conhecer os cantos mais escondidos

Guia das Aldeias da Serra da Cabreira surgiu de uma parceria entre os Municípios de Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto. O objetivo é dar a conhecer o misticismo destas terras, que são compostas por imensos tesouros e segredos. São, no total, 23 aldeias que acolhem as gentes que aqui vivem há gerações e que enfrentam as agruras da Serra da Careira.

Um dia em Cabeceiras de Basto

HORAS

ATIVIDADE

10h00

Comece o dia com um dos trilhos pedestres: trilho da Ribeira de Cavez, trilho de Torrinheiras, trilho do Pisão e do Nariz do Mundo e o trilho da Levada de Víbora.

12h00

Faça uma pausa para almoço e delicie-se num dos numerosos restaurantes tradicionais.

14h00

Já com energias recuperadas, visite a Casa da Lã e a aldeia de Carrazedo em Bucos ou vá até ao Miradouro de Porto d'Olho em Abadim.

15h30

Visite ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos e Núcleo de Arte Sacra. Visitas guiadas por marcação prévia

16h30

Passe pela Casa do Tempo. Visitas guiadas por marcação prévia.

18h00

Se ainda tiver energia, vá até ao Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe e dei um passeio de bicicleta ou a pé na Ecopista do Tâmega.

Itinerários possíveis

Sugestão de itinerário 1 I 244 km

Tempo de percurso I 3h53m, só o tempo de condução

Apesar de ser uma viagem longa, passará pelos principais pontos turísiticos de Cabeceiras de Basto: o seu património, as suas freguesias e ainda o ar puro da Serra da Cabreira. 

Sugestão de itinerário 2 I 40km

Tempo de percurso I 56m, só o tempo de condução

Um bom plano para um fim-de-semana, em família ou a dois, passado a descansar. Este itinerário reúne os sítios que guardam os melhores produtos regionais, para uma experiência única e totalmente imersiva. 

Sugestão de itinerário 3 I 19km

Tempo de percurso I 28m, só o tempo de condução

Várias paragens obrigatórias numa viagem de apenas meia hora. Neste percurso, o mais interessante será a visita ao Núcleo Museológico de Arco de Baúlhe, um dos quatro núcleos do Museu das Terras de Basto

METEOROLOGIA EM CABECEIRAS DE BASTO | WEATHER IN CABECEIRAS DE BASTO