EMPRESAS DO CONCELHO DE FAFE

Para acederem à informação da empresa Parceira do APILOTOS para este evento do concelho de Fafe, consultem o Menú no lado esquerdo do Website em Fafe, e cliquem no nome da empresa.

 

FAFE

O charme de Fafe não passa somente pelos cenários naturais de grande esplendor, mas também pela paisagem histórica: uma máquina do tempo que transporta cada visitante a uma época onde reina a tradição e o misticismo. Localizado a norte do Distrito de Braga, esta cidade situa-se entre as margens dos Rios Vizela, Ferro e Bugio, circundada pelo trilho montanhoso da Serras de Fafe. Com pouco mais de 48 mil habitantes, Fafe é conhecida por ter uma gastronomia típica do norte e por um património que vai buscar influências ao outro lado do oceano.

A vida urbana desenvolveu-se pela mão da comunidade emigrante no Brasil, que viu em Fafe tremendo potencial. Desde então, a cidade tem registado um aumento em visitas turísticas e actividades culturais, alcançando uma imagem mais cosmopolita. E é precisamente nesta divisão entre o moderno e o antigo, entre a vontade de preservar as tradições e a ambição de se mostrar ao mundo, que Fafe prevalece.

 

O que comer?

Semelhante à cozinha do norte de Portugal, em Fafe a gastronomia assenta em grandes pratos e perfumada de cheiros fortes. A vitela assada à moda de Fafe é a glória dos comeres locais e um símbolo de notoriedade nacional. Para José Augusto Vieira, esta iguaria tornava a cidade "numa celebridade entre os amadores da carne tenra e branca".

Os melhores restaurantes são aqueles com um aspecto familiar: servem a carne num forno de lenha, em forma de nacos, acompanhados de batatas e regados com o famoso vinho da região.

As Feiras Francas de Maio, além de organizarem espectáculos e exposições, são conhecidas por servirem a vitela assada aos turistas que por lá passam todos os anos. É a oportunidade perfeita para se sentir integrado nos costumes locais. 

O que fazer?

- Visite a "casa mais estranha do mundo"

Famosa pela originalidade, entre quatro rochas de grandes dimensões, a Casa do Penedo foi inaugurada em 1974 e destaca-se pela arquitectura exterior: uma construção oblíqua sem ângulos retos, triângulos nem círculos. A Casa tem recebido uma atenção crescente nos últimos anos, especialmente por turistas internacionais, que visitam Fafe somente para este propósito.

Aproveite uma tarde à beira da piscina da Casa, saboreie a famosa vitela à moda de Fafe e ainda usufrua dos vários itinerários disponíveis. É proibido fotografar o interior e a própria Casa está isenta de qualquer tecnologia: a luz é de velas, o piso é térreo e amplo e o aquecimento vem de uma lareira.

 

- A mão-de-obra Brasileira

O século XIX marcou as terras de Fafe com a forte incidência emigratória do Brasil. A chamada Arquitectura dos "Brasileiros" é um dos traços mais marcantes do urbanismo de Fafe, assim como um dos ex-libris da terra. As construções oriundas deste período são um símbolo de afirmação e de orgulho local. Locais como Arquivo Municipala Casa do Santo Novoo Jardim do Calvário e o Teatro Cinema são óptimos exemplos e todos sítios recomendáveis. Parta à descoberta destas gloriosas marcas do tempo.

Um dia em Fafe

HORAS

ATIVIDADE

9h00

Comece o dia na Praça da Câmara Municipal e siga pela Igreja Matriz.

09h30

Passeie pelo Parque da Cidade de Fafe e pelo Parque do Relógio. 

10h30

Visite o Museu do Rali de Fafe.

11h30

Passeie pelo Jardim do Calvário

13h00

Experimente a famosa Vitela Assada no Restaurante Andorinhas

14h00

Passe pelos Passadiços da Barragem da Queimadela

15h00

Comece um passeio pelas serras de Fafe, com uma paragem na Casa do Penedo, sem esquecer a Aldeia de Aboim

17h00

Tempo para retemperar as energias na Pastelaria Milaneza.

18h00

Faça uma visita à Igreja Românica de Arões.

20h00

Termine o seu dia com um jantar no Vice-Versa.

METEOROLOGIA EM FAFE | WEATHER IN FAFE