Cabeceiras de Basto quer classificativa do Rally de Portugal apenas em território do seu Concelho

Cabeceiras de Basto tem a pretensão de que a prova especial de classificação do Rally de Portugal que habitualmente divide com concelhos vizinhos, designadamente Vieira do Minho ou Montalegre, se realize integralmente em território cabeceirense.

A par das conversações com o Automóvel Clube de Portugal, responsável pela organização, o Município tem discutido o assunto com o Agrupamento de Baldios de Cabeceiras de Basto e, de acordo com informações prestadas pelo presidente do executivo na sua última reunião, há troços do trajecto em questão que já estão a ser melhorados para o efeito.

Considerado um dos mais bonitos do Rally de Portugal, o troço de Cabeceiras de Basto foi, este ano, percorrido em sentido contrário ao das últimas edições, tendo o seu início perto da aldeia de Busteliberne e o final na Área de Lazer da Veiga. As estradas utilizadas foram as mesmas dos anos anteriores, com a passagem pelas belíssimas paisagens da Serra da Maçã.

O Rally de Portugal está confirmado no calendário do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2024, disputando-se entre os dias 9 e 12 de Maio e sendo a quinta etapa de um calendário composto por 13 ralis. O calendário arranca com o Rali de Monte Carlo, entre 25 e 28 de Janeiro, e termina no Rali do Japão, entre 21 e 24 de Novembro.

O Vodafone Rally de Portugal, uma das mais emblemáticas provas do Mundial, abre a fase de terra na Europa, depois da passagem pelo Quénia, também em pisos de terra.

Apilotos, 9 Novembro 2023