Kalle Rovãnpera vence o Rali da Suécia

Vitória clara para o jovem piloto que abriu a estrada no primeiro dia, resistiu aos ataques de Neuville e Evans e venceu todas as dificuldades dos inúmeros bancos neve que caracterizaram a prova sueca. Melhor era impossível, com Kalle a mostrar uma maturidade fantástica, que o coloca no comando do WRC 2022, ganhando para já elevada dose de favoritismo para um campeonato que ainda agora começou. Thierry Neuville e a Hyundai bem tentaram e passaram pelo comando, mas o piloto belga terminou na 2ª posição a 22 segundos de Rovanpera. Com um excelente regresso, Esapekka Lappi terminou no 3º lugar, com o Toyota Yaris Rally1 a ficar apenas a 8,6 segundos de Neuville e a 30,6 segundos do vencedor.

A 2ª prova do WRC 2022 não contou com a presença dos dois Sébastien, tanto Loeb, vencedor em Monte Carlo, como Ogier, o 2º classificado na prova de abertura, não marcaram presença na Suécia, guardando para a Croácia ou Portugal um possível regresso ao campeonato. Ao contrário de Monte Carlo, a M-Sport Ford esteve longe do brilho que conquistou na prova de abertura da era híbrida do WRC, com o britânico Gus Greensmith a conseguir o melhor resultado possível, com o 5º lugar do Puma, a distantes 3m20,4 de Rovanpera e a 1 minuto de um eficaz Takamoto Katsuta que levou o 3º Toyota ao 4º lugar da geral. Oliver Solberg colecionou uma série de problemas no Hyundai, terminando a prova no 6º lugar a 5m39,4.

Com diversos problemas nos sistemas híbridos dos carros Rally1, Rovãnpera efetuou a Power Stage sem apoio híbrido no Toyota, mas também os Hyundai e Ford sentiram algumas dificuldades ao longo da prova, a Power Stage serviu para Ott Tanak conseguir os cinco pontos bónus, sendo o mais rápido na especial, seguido Rovãnpera e Neuville. Na luta pela vitória no WRC2, os carros Rally2 também deram espectáculo na neve sueca, com Andreas Mikkelsen em Skoda a bater o Volkswagen de Ole Veiby por 23,2 segundos e o Ford de Jari Huttunen por mais de um minuto de diferença.

Depois do Rali da Suécia, Kalle Rovãnpera está na liderança do WRC com 46 pontos, seguido por Thierry Neuville com 32 pontos e por Sébastien Loeb com 27. Greensmith é 4º totalizando 20 pontos e Sébastien Ogier está no 5º lugar com 19 pontos. Entre os construtores, a Toyota lidera com 83 pontos, a M-Sport Ford está no 2º lugar com 59 e a Hyundai na 3ª posição com 47 pontos. A próxima prova é o Rali da Croácia entre 21 e 24 de Abril.

Portugal, 27 Fevereiro 2022