Ogier lidera a elite mundial no Rally de Portugal

O que promete ser uma das mais emocionantes temporadas do Campeonato FIA World Rally no registro vê o 54 º Vodafone Rally de Portugal entrar o centro das atenções neste fim-de-semana.  

A quarta prova da série atraiu outro campo de pára-choques em todas as categorias, mas o foco principal será a luta pela liderança do Campeonato de Pilotos, onde 22 pontos separam os cinco primeiros pilotos.

Sébastien Ogier é agora sete vezes Campeão do Mundo de Ralis, tendo garantido o seu último título em 2020, quando a prova portuguesa da série foi cancelada devido à crise da Covid-19. Mas o francês completa o reconhecimento das 20 especiais e parte para o início do cerimonial em Coimbra na quinta-feira à noite com uma vantagem de oito pontos no campeonato, graças à última vitória ofegante na terceira jornada, na Croácia. 

Ogier triunfou em Portugal em 2010 (a sua primeira vitória no WRC), 2011, 2013, 2014 e 2017 e a vitória no domingo veria Seb ultrapassar o lendário Finn Markku Alén, com quem está empatado com cinco vitórias em Portugal. Com condições quentes e ensolaradas previstas para grande parte do fim-de-semana, as posições de largada na estrada podem se tornar um factor nas etapas de terra empoeirada e Ogier sabe que não será fácil garantir a cobiçada sexta vitória. 

O piloto do Toyota Yaris disse: “É muito bom estar de volta a Portugal. É um dos ralis mais especiais para mim pessoalmente. Sabemos que enfrentaremos condições difíceis para abrir a estrada. Eu ainda não dirigi tanto os novos pneus de terra Pirelli (Scorpion KX) em condições secas e sabemos que a escolha dos pneus e gerenciá-los da melhor forma possível será uma parte importante deste rali. ”

O Toyota Gazoo Racing WRT actualmente detém a vantagem sobre o Hyundai Shell Mobis WRT na luta pelo título de fabricantes. Apenas 27 pontos separam as duas equipes, mas a Toyota está confiante de que pode estender essa vantagem com Elfyn Evans em forma e o jovem Kalle Rovanperä também na disputa pelo título de pilotos. 

Correr ao lado em um canto na última etapa, sem dúvida, custou a Evans a vitória na Croácia e o galês está 10 pontos atrás de Ogier antes do confronto com Portugal. “Já faz um bom tempo desde o último rally de terra na Sardenha no ano passado,” admitiu Evans. “É difícil prever como será.”

Rovanperä mostrou excelente forma em Monte-Carlo e no Rally do Ártico para terminar em quarto e segundo, mas uma aposentadoria na Croácia deixou o finlandês em quinto lugar na classificação. Ele vai se animar de uma excelente corrida até o sexto lugar da geral em Portugal em 2019 ao volante de um Škoda inscrito na categoria WRC2 Pro. 

O pacote aerodinâmico do carro foi actualizado desde a Croácia e um novo motor será introduzido em Portugal com melhorias em potência e confiabilidade. O japonês Takamoto Katsuta dirige um quarto carro como parte do Programa Toyota Gazoo Racing Challenge em andamento.  

O chefe da equipe, Jari-Matti Latvala, era um piloto da equipe quando o WRC visitou o norte de Portugal pela última vez em 2019 e terminou em sétimo na geral. 

Recorrendo à sua experiência na berlinda, o finlandês disse: “Depois do nosso forte resultado no asfalto na Croácia, estamos prontos para o primeiro de vários eventos na gravilha. A superfície arenosa no topo das etapas pode torná-la bastante escorregadia para os primeiros carros da manhã. À tarde, a aderência é maior, mas também pode ser muito mais dura e vimos antes como isso pode ser desafiador para os carros e pneus. ”

Por mais que tente, Thierry Neuville não conseguiu perseguir Ogier nos quilômetros finais na Croácia e o belga se encontra oito pontos atrás do francês, embora seja o principal piloto da Hyundai após três provas.  

Neuville tem sido o modelo de consistência até agora nesta temporada com três terceiros lugares em seu nome e o vencedor do Rally de Portugal 2018 e vice-campeão em 2019 sabe a importância de bater Ogier neste fim-de-semana. Esta será a sua primeira aparição em Portugal com o novo co-piloto Martin Wydaeghe.  

“Portugal sempre foi um destaque do calendário,” afirmou. “Nosso objectivo é se recuperar após um fim-de-semana complicado e pouco representativo na Croácia. Portugal geralmente tem estradas macias e arenosas. Pode ficar bastante difícil na segunda volta, pois o cascalho se torna cada vez mais perturbado. ”

Ott Tänak venceu o último Rally de Portugal em 2019 (o primeiro da Toyota em Portugal desde o sucesso de Didier Auriol em 2002) em seu caminho para o título mundial e o estoniano precisa de um final forte no domingo para continuar sua busca para pegar o trio líder. Ele ficará confiante com o facto de ter dominado o evento de 2019, liderando desde a terceira fase até a chegada. 

Tendo mudado para a equipe Hyundai no início da temporada de 2020, uma queda espectacular foi um começo longe do ideal para Ott em Monte-Carlo este ano, mas ele guiou seu i20 Coupé WRC à vitória no norte da Finlândia e terminou quarto lugar na Croácia a ocupar o quarto lugar no ranking de pilotos. 

Dani Sordo, da Espanha, retorna à ação para dirigir o terceiro i20 da fabricante coreana. Ele terminou em quinto lugar em Monte-Carlo no início da temporada, mas foi substituído pelo irlandês Craig Breen na Finlândia e na Croácia. Sordo tem um registo impressionante em Portugal - terminou em terceiro da geral em quatro ocasiões em Portugal (2007, 2009, 2010 e 2017) e liderou as duas primeiras especiais em 2019. Carlos del Barrio fez parceria com Sordo em Monte-Carlo, mas foi substituído de Borja Rozada pela primeira vez em Portugal.

“Nos anos anteriores, sempre tive um impulso extra de muitos espectadores,” disse Dani. “É improvável que seja exatamente o mesmo este ano, mas estou satisfeito por termos a chance de competir.”

O M-Sport Ford WRT não beneficiou do melhor dos começos de temporada. Teemu Suninen mostrou ritmo antes de cair em Monte-Carlo e seguiu-se com oitava e 10 th lugares. 

Gus Greensmith mostrou forma consistente para garantir o oitavo, nono e sétimo nos três primeiros ralis, mas a equipe privada está definhando atrás de seus dois rivais apoiados pela fábrica. 

Portugal vai marcar a segunda prova de Greensmith com o experiente co-piloto do Ulster, Chris Patterson. Ele dirigiu um World Rally Car pela primeira vez neste evento em 2019 e vem se preparando pedalando uma bicicleta ergométrica em uma sauna para melhorar seu condicionamento físico. A M-Sport também conseguiu realizar nossos testes de cascalho na preparação para o rali. 

“Sempre estabeleço metas para mim mesmo, e um dos cinco primeiros é realista”, disse Greensmith. “Para alcançar um dos cinco primeiros neste nível, tudo tem que ser feito da maneira certa e eu não posso cometer erros, então esse é o foco.”

Suninen vai participar na categoria WRC2 neste fim-de-semana, então Greensmith une forças com o talento francês Adrien Fourmaux, de 26 anos, em uma equipe WRC de dois carros. Fourmaux terminou em nono em Monte-Carlo e em quinto na Croácia e está ansioso para impressionar na sua estreia no Rally de Portugal, depois de ter vencido cinco especiais em um Ford Fiesta Rally2 na rodada do campeonato português, Rali Terras d'Aboborera, em 2020.  

“Estive aqui como espectador em 2019, mas esta será a minha primeira vez neste rali e sei que será um grande desafio”, disse o francês. “Para a minha preparação, tenho visto muitos vídeos nos últimos anos no WRC Plus.”

Completando a linha de 10 carros de Rally do mundo, o francês Pierre-Louis Loubet assume o comando de um quarto Hyundai i20 inscrito sob a bandeira da equipe Hyundai 2C Competition. 

quinta-feira

A tradicional etapa de Shakedown de 4,6km é novamente sediada em Paredes e arranca a ação competitiva na manhã de quinta-feira, com os pilotos de Prioridade 1 em pista entre as 09h01 e as 10h30. A seção final da etapa termina dentro do circuito de karting de Baltar, nas proximidades. 

As equipas P2, P3, P4 e Não Prioritárias farão a sua vez na especial antes de o evento se dirigir à cidade de Coimbra para o início do cerimonial na quinta-feira à noite, a partir das 20h30.

19 Maio de 2021

 

Parceiros Apilotos

Corgágueda - Oficina Auto

EN 333 - Corga - Recardães, 3750-715 Águeda

Horário

Segunda a Sexta: 8h às 18h30 Sábado: 8h às 13h
Domingo e Feriados: encerrado

Contactos

Tel. (+351) 234 624 397

E-mail: geral@corgagueda.pt

https://corgagueda.pt/

 

Serviços: Descarbonizaçao Oxi-Hidrogénio - Substituição de Kit Embraiagem - Substituição Kit Distribuição - Revisões Oficiais - Preparação para Inspecção - Focagem e Polimento de Faróis - Substituição de Travões - Substituição de Baterias - Lavagem do Circuito de Refrigeração - Substituição de Suspensão - Limpeza de Filtro de Partículas - Mudança de Óleo e Filtro - Registo de serviços BMW e Mini em servidor AOS - Aplicação de Alternadores - Reparação de Turbo Compressor -Plano de Manutenção Preventiva -  Diagnósticos Electrónicos – Upgrade Colector Escape BMW 6 Cilindros –  Substituição e Venda de Pneus - Escovas Limpa Vidros - Mudança e Reparação do Motor - Viatura de Substituição

https://www.wrcrallydeportugal.com/apilotos-business/corgagueda/

 

Cantinho Rústico Restaurante

Rua Nicolau Coelho, Nº 2882

4610-741 SENDIM - FELGUEIRAS

Tel. (+351) 255 346 560 

Telemóvel (+351) 966 576 746

E-mail: cantinho_rustico@hotmail.com

General Manager: Jorge Magalhães

https://www.wrcrallydeportugal.com/wheretoeat-ondecomer/felgueiras/cantinho-rustico-restaurante/

 

BOSQUE DA HARMONIA - CASAS DE CAMPO

Rua da Viscondessa do Peso da Régua, 97
4860-068 Arco de Baúlhe

Telefone: (+351) 253 665 051

Telemóvel: (+351) 965 799 635 _ (+351) 969 328 335

Correio Electrónico: geral@bosquedaharmonia.com

Website: https://www.bosquedaharmonia.com
https://www.wrcrallydeportugal.com/onde-ficar/cabeceiras-de-basto/country-houses-bosque-da-harmonia/

 

RESTAURANTE & CHURRASQUEIRA DO PAÇO

Rua da Viscondessa do Peso da Régua, 97

Arco de Baúlhe - Cabeceiras de Basto

Telefone: (+351) 253 665 051

Telemóveis (+351) 965 799 635 - 969 328 335

Privilegie a reserva

https://www.wrcrallydeportugal.com/onde-comer/cabeceiras-de-basto/restaurante-churrasqueira-do-paco/

 

ALDEIA TURÍSTICA DE LOUREDO

Rua de Louredo - Louredo da Ribeira

4850-214 Louredo - Vieira do Minho

Telem: (+351) 914 609 118 
Email: 
info@aldeiaturisticadelouredo.com.pt

Website: https://www.aldeiaturisticadelouredo.com.pt/

https://www.wrcrallydeportugal.com/onde-ficar/vieira-do-minho/aldeia-turistica-de-louredo/

 

BULLS - Restaurante Rodízio

Rua Brito e Cunha, 515

4450-088 Matosinhos

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg.: Encerrado

Ter., Qua. e Qui.: 12:30-15:00 e 19:30-22:30

Sex. e Sáb.: 12:30-15:00 e 19:30-23:00

Domingo: 12:30-15:00

MARQUE A SUA MESA

Telefone: (+351) 229 381 184

Email: geral@bulls.pt ou reservas@bulls.pt

https://www.wrcrallydeportugal.com/onde-comer/matosinhos/bulls-restaurante-rodizio/

 

111 SPORT – COMÉRCIO AUTOMÓVEL

Urbanização Madefil, lote 19

Sargento-Mor

União de Freguesias Souselas e Botão

3020 - 832 Coimbra

Telefone: (+351) 239 913 036
Telemóvel: 910 240 856

E-mail: geral@111sport.pt

https://www.wrcrallydeportugal.com/trade-comercio/coimbra/111-sport-comercio-automovel/