Vitória para S. Ogier no México

A organização mexicana decidiu dar por terminada a prova de forma a contornar as restrições que se avizinham em diversos aeroportos mundiais. Caso o Vodafone Rali de Portugal não seja adiado, o piloto francês chega ao nosso país na liderança do Mundial.

Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) venceu o Rali do México, terceira prova da temporada, e assumiu o comando do Campeonato do Mundo, com 62 pontos, antes do Vodafone Rali de Portugal. A organização mexicana decidiu dar por terminada a prova de forma a contornar as restrições que se avizinham em diversos aeroportos mundiais, pelo que não foram atribuídos os cinco pontos extra da “power stage”, uma das três especiais previstas para este domingo que foram canceladas.

Desta forma, Sébastien Ogier, navegado pelo compatriota Julien Ingrassia, terminou com o tempo de 2h47m47,6s e com 27,8 segundos de vantagem sobre os campeões mundial, os estónios Ott Tanak e Martin Jarveöja (Hyundai i20 Coupe WRC). Os finlandeses Teemu Suninen e Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) fecharam os lugares do pódio, a 37,9 segundos do vencedor

O galês Elfyn Evans, navegado por Scott Martin (Toyota Yaris WRC), um dos líderes do campeonato à partida da jornada mexicana, nunca conseguiu acompanhar o ritmo do seu companheiro de equipa, terminando na quarta posição, a 1m13,4s de Sébastien Ogier.

O belga Thierry Neuville, que divide com Nicolas Gilsoul o Hyundai i20 Coupe WRC, o outro líder do Mundial com os mesmos 42 pontos de Elfyn Evans, foi apenas 16.º classificado depois de este sábado ter regressado à prova no sistema super-rali após desistir sexta-feira com um problema eléctrico no carro da marca sul-coreana.

Com estes resultados, Sébastien Ogier, que igualou as seis vitórias do compatriota Sébastien Loeb no México e subiu ao comando do Mundial, com 62 pontos.

«Uma vitória é uma vitória, mas esta tem um sabor diferente de qualquer outra», assumiu o piloto da Toyota, no final. Elfyn Evans é, agora, segundo, com 54 pontos, com Tierry Neuville em terceiro, com os mesmos 42 que tinha à partida. O piloto belga assumiu que mesmo que se tivesse disputado a “power stage”, «pouco haveria a fazer pois seria o primeiro a limpar a pista».

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris WRC) é quarto, com 40 pontos, com o campeão em título apenas em quinto, com 38. «Tínhamos ritmo para vencer a prova, mas cometi um erro [na sexta-feira] e assumo toda a responsabilidade», disse Ott Tänak.

Os efeitos do Covid-19 continuam a fazer-se sentir no desporto e levaram agora ao final antecipado do Rally do México, uma decisão tomada por unanimidade entre WRC Promoter, organizador da prova e equipas. Tudo por causa das restrições de voos que têm sido implementadas nas últimas horas um pouco por todo o mundo e que podem dificultar, ou até mesmo impedir, o regresso a casa de pilotos e equipas.

Ainda assim, e como foram disputados mais de 75% das especiais, os pilotos somaram a totalidade dos pontos para o Campeonato do Mundo, com Sébastien Ogier a levar a cabo um rali muito regular para garantir o sexto triunfo na prova. O francês começou o dia a vencer para depois apresentar sempre tempos entre os quatro primeiros, o que no final se traduziu numa confortável vitória com 27,8 segundos de margem.

Enquanto isso, o Campeão do Mundo Ott Tänak deu continuidade à recuperação depois dos problemas que teve no primeiro dia completo de prova. O estónio foi extremamente consistente neste último dia de competição, tendo um terceiro tempo como pior resultado do dia. Um ritmo que lhe permitiu ascender de quarto, posição em que começou a etapa, a segundo.

Quem se viu superado por Tänak e sem forma de responder foi o jovem Teemu Suninen. O finlandês, que levou a cabo um rali surpreendente e muito regular, acabou por perder o intermédio do pódio após a segunda passagem por Alfaro, ainda assim concluiu com a terceira posição absoluta a mais 10,1s de Tänak.

No quarto lugar ficou Elfyn Evans. Líder do Campeonato à chegada ao México, o galês sentiu na pele as agruras de abrir a pista e acabou por terminar a 1:13,4s da frente, com Kalle Rovanperä a completar o Top 5.

Para esquecer foi a prova de Thierry Neuville, que parou mais cedo na sexta-feira com problemas mecânicos e acabou a prova em 18º.

Em termos de Campeonto, Ogier é agora o líder com 62 pontos, seguido de Evans (54), Neuville (42), Rovanperä (40) e Tänak (38).

 

15 Março 2020