Sébastie Ogier de regresso ao Vodafone Rally de Portugal

Sébastien Ogier está confirmado no Vodafone Rally de Portugal, ganhando, a prova portuguesa do WRC mais um candidato à vitória. O piloto da Toyota Gazoo Racing WRT pode tornar-se o novo recordista de triunfos.

O oito vezes Campeão do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier, vai alinhar na edição de 2022 do Vodafone Rally de Portugal, ao volante de um dos quatro Toyota GR Yaris Rally 1 da equipa oficial Toyota Gazoo Racing WRT.

Navegado por Benjamin Veillas, o piloto francês de 38 anos regressa a Portugal para alinhar na prova portuguesa pela 13ª vez e tentar obter o seu sexto triunfo, uma vez que chegou à vitória também nas edições de 2010 (Citroën C4 WRC), 2011 (Citroën DS3 WRC), 2013 (Volkswagen Polo WRC), 2014 (Volkswagen Polo WRC) e 2017 (Ford Fiesta WRC’17).

Caso obtenha o primeiro lugar pela sexta vez, Ogier passará a ser o mais bem-sucedido piloto de sempre na história do Rally de Portugal, desempatando, em definitivo, com Markku Alen, com o qual mantém, exaequo, desde 2017, o recorde de cinco vitórias. Para além dos cinco triunfos, Ogier reparte também com Alen, o recorde de pódios – nove - no Rally de Portugal.

Apesar de não triunfar em solo português desde 2017, o gaulês tem excelentes recordações do Rally de Portugal, onde averbou a sua primeira vitória na categoria máxima do WRC, partindo para a edição deste ano como um dos principais favoritos ao triunfo, mesmo após a ausência nas duas últimas etapas do WRC, disputadas na Suécia e Croácia.

Num ano em que tem previsto um calendário de provas do Campeonato do Mundo de Ralis mais reduzido, Ogier voltará a encontrar-se com o seu arquirival, Sébastien Loeb, com quem, discutiu o triunfo até ao final no último Rally de Monte-Carlo. Na estreia dos novos carros Rally 1 em pisos de terra, é expectável que os dois campeões franceses possam reeditar o duelo da prova inaugural do WRC 2022, uma vez que Loeb está também já confirmado na etapa portuguesa do WRC, num dos Ford Puma Rally 1 da M-Sport Ford WRT.

Portugal, 25 Abril 2022