Rally de Portugal chegou a Matosinhos

De 9 a 12 de Maio, a Exponor volta a ser o centro operacional da prova maior do automobilismo português

A Exponor, em Matosinhos, já ‘respira’ o ambiente do Vodafone Rally de Portugal. As primeiras equipas (de um total de 69, de 22 nacionalidades – maior lista de inscritos até ao momento) já chegaram ao recinto que, mais uma vez, recebe o Parque de Assistência e o Centro Operacional da prova.

A equipa do Automóvel Club de Portugal também já tem todas as estruturas disponíveis para receber os milhares de visitantes esperados no palco principal do evento, a partir da próxima semana. Entre membros da organização, WRC Promoter, FIA, FPAK, forças de segurança, bombeiros, equipas de assistência, profissionais da comunicação social e todo o staff de apoio, a organização do maior evento desportivo realizado em Portugal movimenta ainda cerca de 11 mil profissionais e voluntários.

Com a abertura do recinto ao público, entre quinta-feira e domingo, espera-se verdadeira enchente na Exponor, até porque as previsões apontam para condições de céu limpo durante o rali.

Para lá do interesse competitivo, o Vodafone Rally de Portugal 2024 recebe, na Exponor, a estreia do filme “Race for Glory”, a obra de Stefano Mordini, que retrata uma fase épica do Mundial de Ralis, em particular, o duelo nos míticos Grupo B entre Audi e Lancia, e que terá “Premiere” nacional na quarta-feira, dia 8 de Maio.

Ainda enquadrado no programa do Vodafone Rally de Portugal 2024, quinta-feira, decorre na Exponor o "Beyond Rally Forum - Driving Sustainable Development Through Rallying", um fórum de sustentabilidade com a chancela da FIA, que que se propõe apontar os caminhos de inovação através do Campeonato do Mundo de Ralis.

No que à competição diz respeito, no início desta semana, foram divulgadas as 39 Zonas-Espectáculo nas regiões Centro e Norte, com todas as condições de segurança, acessibilidade e visibilidade para o público. Em 2023, recorde-se, o Vodafone Rally de Portugal movimentou cerca de um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias da prova.

A edição deste ano volta a ter a partida cerimonial em Coimbra, na quinta-feira, inaugurando um percurso que inclui 22 classificativas, o maior número desde 2012, atravessando 15 concelhos das regiões Centro e Norte do país: Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousada, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Mortágua, Paredes e Vieira do Minho.

Entre 9 e 12 de maio, o Parque de Assistência na Exponor tem acesso livre para o público no seguinte horário:

9/05 – Quinta-Feira

- Abertura: 10h00

- Fecho: 21h00

10/05 – Sexta-Feira

- Abertura: 10h00

- Fecho: 24h00

11/05 - Sábado

- Abertura: 10h00

- Fecho: 24h00

12/05 - Domingo

- Abertura: 09h00

- Fecho: 14h00

O WRC Vodafone Rally de Portugal termina em festa junto ao mar de Matosinhos, domingo, a partir das 14.30h, com a cerimónia de entrega de prémios.